segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Energia Geotérmica
A energia geotérmica é a energia do interior da Terra. A geotermia consiste no aproveitamento de águas quentes e vapores para a produção de electricidade e calor.
Vantagens:
∙Não necessitarem de muito espaço, de forma que o impacto ambiental é bastante reduzido.
∙Possibilidade de poupar energia , uma vez que substituem os sistemas de ar condicionado e aquecedores eléctricos
∙Limpa.
∙As centrais geotérmicas, como vento e centrais solares, não têm de queimar combustíveis para manufacturar o vapor para mover as turbinas.
∙A geração de electricidade com a energia geotérmica ajuda a conservar combustíveis fósseis não renováveis, e reduzindo o uso desses combustíveis, reduzimos emissões que prejudicam a nossa atmosfera.
Desvantagens:
∙Não existirem muitos locais onde seja viável a instalação de uma central geotérmica.
∙Ao perfurar as camadas mais profundas, é possível que sejam libertados gases e minerais perigosos.
∙Se não for usado em pequenas zonas onde o calor do interior da Terra vem á superfície através de géiseres e vulcões, então a perfuração dos solos para a introdução de canos é dispendiosa.
∙Os anti-gelificantes usados nas zonas mais frias são poluentes: apesar de terem uma baixa toxicidade, alguns produzem CFCs e HCFCs.
∙Este sistema tem um custo inicial elevado, e a barata manutenção da bomba de sucção de calor (que por estar situada no interior da Terra ou dentro de um edifício não está exposta ao mau tempo e a vandalismo), é contrabalançada pelo elevado custo de manutenção dos canos (onde a água causa corrosão e depósitos minerais).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário